Administração pública brasileira e a importância da burocracia como uma dimensão analítica da política social Reportar como inadecuado




Administração pública brasileira e a importância da burocracia como uma dimensão analítica da política social - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Argumentum 2011, 3 1

Autor: Thiago Bazi BRANDÃO

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=475547532011


Introducción



Argumentum E-ISSN: 2176-9575 revistaargumentum@yahoo.com.br Universidade Federal do Espírito Santo Brasil Bazi BRANDÃO, Thiago Administração Pública brasileira e a importância da burocracia como uma dimensão analítica da política social Argumentum, vol.
3, núm.
1, enero-junio, 2011, pp.
138-157 Universidade Federal do Espírito Santo Vitória, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=475547532011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO Administração Pública brasileira e a importância da burocracia como uma dimensão analítica da política social Public Management in Brazil and the importance of bureaucracy as analytical dimension of social policy Thiago Bazi BRANDÃO Resumo: O presente artigo é fruto de uma revisão teórica sobre burocracia e visa provocar uma reflexão sobre a importância de sua inclusão na análise das políticas sociais, com base no estudo do fenômeno burocrático na constituição da máquina estatal brasileira em seus períodos históricos.
Partimos aqui da definição de política pública e política.
Em seguida, realizamos a releitura dos significados de burocracia, especialmente das contribuições weberianas em diante, de modo a captar as principais características do fenômeno burocrático.
Posteriormente, tecemos uma discussão histórica sobre as configurações da burocracia brasileira, com destaque para as mudanças que se desenvolveram no processo de dominação tradicional para a dominação racional e resultaram em modos específicos de estruturação da organização burocrática brasileira a serem considerados na análise da política social. Palavras-chave: Burocracia.
Administração Pública.
Política Social Brasileira. Abstrac...





Documentos relacionados