Sociedade, estado e política social: contribuição à crítica da alienação política Reportar como inadecuado




Sociedade, estado e política social: contribuição à crítica da alienação política - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Argumentum 2011, 3 1

Autor: Wécio Pinheiro ARAÚJO

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=475547532009


Introducción



Argumentum E-ISSN: 2176-9575 revistaargumentum@yahoo.com.br Universidade Federal do Espírito Santo Brasil Pinheiro ARAÚJO, Wécio Sociedade, Estado e política social: contribuição à crítica da alienação política Argumentum, vol.
3, núm.
1, enero-junio, 2011, pp.
108-124 Universidade Federal do Espírito Santo Vitória, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=475547532009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO Sociedade, Estado e política social: contribuição à crítica da alienação política Society, State and social policy: contribution to the critique of political alienation Wécio Pinheiro ARAÚJO* Resumo: Analisa a relação entre o Estado e a sociedade a partir de mediações entre a crítica marxiana à Filosofia do Direito de Hegel e o contexto contemporâneo no qual se efetivam as políticas sociais.
Discute a questão do compromisso do Estado Moderno na sua cisão entre um elemento político (princípio formal) e outro não político (princípio material), configurando um processo de alienação entre o político e o material, e culminando numa contradição seminal entre Estado e sociedade.
Objetiva contribuir com uma articulação teórico-metodológica capaz de ampliar algumas teses clássicas da teoria social crítica no intuito de compor uma análise mais próxima daqueles fenômenos do nosso tempo.
Conclui que a crítica dessa contradição, ao analisar a superestrutura política sem dissociá-la da sua base social (material), é a condição de toda crítica política e das políticas sociais. Palavras-chave: Sociedade.
Estado.
Alienação Política.
Política Social. Abstract: Analyze the relation between State and society from mediations between the Marxi...





Documentos relacionados