Bullying escolar: a justiça restaurativa como forma de enfrentar e prevenir violências Reportar como inadecuado




Bullying escolar: a justiça restaurativa como forma de enfrentar e prevenir violências - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Daiane Stradiotto Granzzotto ;RegaeRevista de Gestão e Avaliação Educacional 2015, 4 8

Autor: Cristiane Penning Pauli de Menezes

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=471847065006


Introducción



Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional E-ISSN: 2318-1338 revistaregae@gmail.com Universidade Federal de Santa Maria Brasil Penning Pauli de Menezes, Cristiane; Stradiotto Granzzotto, Daiane BULLYING ESCOLAR: A JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO FORMA DE ENFRENTAR E PREVENIR VIOLÊNCIAS Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, vol.
4, núm.
8, julio-diciembre, 2015, pp.
51-57 Universidade Federal de Santa Maria Ciudad de la Habana, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=471847065006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 51 BULLYING ESCOLAR: A JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO FORMA DE ENFRENTAR E PREVENIR VIOLÊNCIAS Cristiane Penning Pauli de Menezes Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. Daiane Stradiotto Granzzotto Universidade de Buenos Aires, Argentina. Resumo A interdisciplinaridade entre Direito e Educação permeia o presente artigo ao ligar o tema do bullying com o conceito da Justiça Restaurativa, analisada como um instrumento que pode auxiliar na prevenção dos conflitos que envolvam o bullying no interior das escolas.
Assim, o presente artigo tem por objetivo entrelaçar a Justiça Restaurativa aos conflitos de bullying, que atualmente ganham novas roupagens, tendo em vista que as agressões quando não são tratadas com seriedade no ambiente escolar acabam por trazer nas relações interpessoais dos estudantes.
Por mais que os debates sobre o tema tenham avançado, novas investigações sobre o tema são imprescindíveis para buscar alternativas de resolução e prevenção destes conflitos, no sentido de preparar os profissionais da comunidade escolar para que possam lidar com esta realidade presente no âmbito escolar. Palavras-chave: bullying, justiça resta...





Documentos relacionados