A política de cotas raciais e as mudanças na prática pedagógica Reportar como inadecuado




A política de cotas raciais e as mudanças na prática pedagógica - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Mário Augusto Correia San Segundo ;RegaeRevista de Gestão e Avaliação Educacional 2015, 4 8

Autor: Carmen Terezinha Maciel Alende

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=471847065004


Introducción



Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional E-ISSN: 2318-1338 revistaregae@gmail.com Universidade Federal de Santa Maria Brasil Maciel Alende, Carmen Terezinha; Correia San Segundo, Mário Augusto A POLÍTICA DE COTAS RACIAIS E AS MUDANÇAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, vol.
4, núm.
8, julio-diciembre, 2015, pp.
29-40 Universidade Federal de Santa Maria Ciudad de la Habana, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=471847065004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 29 A POLÍTICA DE COTAS RACIAIS E AS MUDANÇAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Carmen Terezinha Maciel Alende Universidade Federal do Pampa, campus Alegrete, Brasil. Mário Augusto Correia San Segundo Universidade Federal do Pampa, campus Alegrete, Brasil. Resumo Este estudo teve como objetivo identificar as mudanças na prática pedagógica após a implantação da política de cotas raciais, com ênfase na população negra em um curso técnico.
Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória, desenvolvida com sete professores.
Como práticas pedagógicas que contribuem para a implantação do sistema de cotas raciais, evidenciaram-se as metodologias ativas de ensino e a leitura de materiais acadêmico-científicos.
Como práticas que desfavorecem a implantação da política estão a postura do docente e o modelo convencional-tradicional de ensino.
Sugere-se a formação continuada dos docentes como estratégia que pode auxiliar para um repensar coletivo dos professores, atentando para as questões étnico-raciais e construindo uma prática pedagógica contextualizada. Palavras-chave: política de cotas, ensino, práticas pedagógicas. THE POLICY OF RACIAL QUOTAS AND CHANGES IN PEDAG...





Documentos relacionados