Manejo participativo da pesca na amazônia: a experiência do pro várzea Reportar como inadecuado




Manejo participativo da pesca na amazônia: a experiência do pro várzea - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ciência e Natura 2010, 32 2

Autor: Marcelo Derzi Vidal

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=467546358007


Introducción



Ciência e Natura ISSN: 0100-8307 cienciaenaturarevista@gmail.com Universidade Federal de Santa Maria Brasil Derzi Vidal, Marcelo Manejo participativo da pesca na Amazônia: a experiência do Pro Várzea Ciência e Natura, vol.
32, núm.
2, 2010, pp.
97-120 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=467546358007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Manejo participativo da pesca na Amazônia: a experiência do ProVárzea Marcelo Derzi Vidal Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM-ICMBio) Manaus, AM e-mail: marcelo.derzi.vidal@gmail.com Resumo O presente estudo analisa os resultados, impactos e lições do apoio do ProVárzea a projetos de manejo participativo dos recursos pesqueiros no período de 2002 a 2007.
Nesse período, 15 projetos desenvolveram suas atividades em 28 municípios dos estados do Amazonas e Pará, envolvendo diretamente cerca de 100.000 pessoas e promovendo o fortalecimento institucional, o surgimento de lideranças e melhorias no sistema de manejo do pirarucu, tambaqui, camarão e quelônios. O modelo de gestão e uso participativo dos recursos pesqueiros, praticado pelas instituições e comunidades apoiadas pelo ProVárzea, representa uma nova forma de integrar as ações do Estado com a sociedade civil organizada, contribuindo com a sustentabilidade social, econômica e ambiental da pesca na Amazônia. Palavras-chave: Amazônia, desenvolvimento sutentável, políticas públicas. Summary The present study analyzes the results, impacts and lessons from ProVárzea support to fishery resource management projects between 2002 and 2007.
In this period, 15 projects developed activities in 28 di...





Documentos relacionados