Desempenho de leveduras obtidas em indústrias de mato grosso do sul na produção de etanol em mosto a base de cana de açúcar Reportar como inadecuado




Desempenho de leveduras obtidas em indústrias de mato grosso do sul na produção de etanol em mosto a base de cana de açúcar - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Claudia Andrea Lima Cardoso ; Dayane Doffinger Ramos ; José Roberto Ernandes ;Ciência e Natura 2010, 32 2

Autor: Margareth Batistote

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=467546358006


Introducción



Ciência e Natura ISSN: 0100-8307 cienciaenaturarevista@gmail.com Universidade Federal de Santa Maria Brasil Batistote, Margareth; Lima Cardoso, Claudia Andrea; Doffinger Ramos, Dayane; Ernandes, José Roberto Desempenho de leveduras obtidas em indústrias de Mato Grosso do Sul na produção de etanol em mosto a base de cana de açúcar Ciência e Natura, vol.
32, núm.
2, 2010, pp.
83-95 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=467546358006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Desempenho de leveduras obtidas em indústrias de Mato Grosso do Sul na produção de etanol em mosto a base de cana de açúcar Margareth Batistote1, Claudia Andrea Lima Cardoso1, Dayane Doffinger Ramos1, José Roberto Ernandes2 Centro de Pesquisa em Biodiversidade, Universidade Estadual do Mato Grosso Sul, Dourados,MS 2 Departamento de Bioquímica Uversidade Estadual Paulista, Araraquara, SP e-mail: margareth@uems.br 1 Resumo O processo de produção de álcool combustível no Brasil utiliza a sacarose na forma de caldo de cana ou melaço como substrato para a levedura Saccharomyces cerevisiae, o que resulta em alta produção de etanol.
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o potencial biotecnológico de linhagens de Saccharomyce cerevisiae utilizadas nas usinas sucroalcooleiras da região sul do estado de Mato Grosso do Sul.
As principais linhagens utilizadas nas usinas da região são: Catanduva 1, Pedra 2, Barra Grande 1 e Fleischmann.
As análises microbiológicas mostraram semelhanças entres os aspectos morfolóficos, bioquímicos e fermentativos analisados nas linhagens.
A linhagem que apresentou melhor desempenho fermentativo foi a Catanduva 1; as linhage...





Documentos relacionados