Uso do modelo sarima na previsão do número de focos de calor para os meses de junho a outubro no estado de mato grosso Reportar como inadecuado




Uso do modelo sarima na previsão do número de focos de calor para os meses de junho a outubro no estado de mato grosso - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Silvia Maria Prado ; Maikelli Ghellere ;Ciência e Natura 2010, 32 2

Autor: Mariano Martinez Espinosa

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=467546358001


Introducción



Ciência e Natura ISSN: 0100-8307 cienciaenaturarevista@gmail.com Universidade Federal de Santa Maria Brasil Martinez Espinosa, Mariano; Prado, Silvia Maria; Ghellere, Maikelli Uso do modelo SARIMA na previsão do número de focos de calor para os meses de junho a outubro no Estado de Mato Grosso Ciência e Natura, vol.
32, núm.
2, 2010, pp.
7-21 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=467546358001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Uso do modelo SARIMA na previsão do número de focos de calor para os meses de junho a outubro no Estado de Mato Grosso Mariano Martinez Espinosa, 1Silvia Maria Prado, 2 Maikelli Ghellere 1 Departamento de Estatística-ICET Faculdade de Engenharia Florestal Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT e-mail: marianom@ufmt.br 1 2 Resumo A dimensão dos focos de calor no Brasil, principalmente durante os meses de junho a outubro, tem provocado preocupação no âmbito nacional e internacional.
De maneira particular, no Estado de Mato Grosso que nos últimos anos é ameaçado pela grande quantidade de focos.
Portanto, o objetivo deste trabalho foi realizar previsões dos focos de calor para os meses de junho a outubro no Estado de Mato Grosso.
Para este propósito, utilizaram-se estatísticas descritivas e séries temporais, considerando dados mensais do Estado citado dos últimos 17 anos, fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Os resultados deste trabalho mostram que o modelo SARIMA é o mais adequado para realizar previsões durante os meses considerados. Palavras-chave: focos de calor, modelos e séries temporais. Abstract The great number of fires in Brazil especially during th...





Documentos relacionados