PROPOSTA DE METODOLOGIA DE RATING PARA COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS Reportar como inadecuado




PROPOSTA DE METODOLOGIA DE RATING PARA COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

A partir do inicio da década de noventa ocorreram diversas mudanças no ambiente institucionaldo cooperativismo brasileiro, dentre eles a extinção do Banco Nacional de Crédito Cooperativo(BNCC) e problemas macroeconômicos na agricultura elevaram a necessidade das cooperativasobter recursos financeiros junto a terceiros. Diante do novo cenário e baseado em teoriaseconômicas que apontam que a existência de assimetria de informações, manifestadas nas formasde seleção adversa ou risco moral (moral hazard), gera ineficiência no funcionamento domercado procurou-se estudar mecanismos de sinalização para reduzir essa assimetria entregestores das cooperativas e mercado. Assim foi desenvolvida e testada uma metodologia pormeio de um estudo de caso. Os resultados obtidos permitem concluir que a metodologia criada éaplicável e que seus resultados seriam mais significativos se houvesse a discussão sobre os pesosdos indicadores e das notas dos tópicos e grupos, nos denominados comitês de rating, a exemplodo que é feito pelas agências que os elaboram. Como sugestão, é apresentada a necessidade deque novas aplicações da metodologia sejam realizadas para testá-la junto a outras organizações,de forma a consolidá-la como um sinalizador a ser usado pelo mercado e cooperado.

Subject(s): Agribusiness

Agricultural and Food Policy

Issue Date: 2006

Publication Type: Conference Paper/ Presentation

PURL Identifier: http://purl.umn.edu/148321

Total Pages: 19

Record appears in: Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) > 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil





Autor: COSTA, DAVI ROGÉRIO DE MOURA ; NETO, SIGISMUNDO BIALOSKORSKI

Fuente: http://ageconsearch.umn.edu/record/148321?ln=en







Documentos relacionados