A PLURIATIVIDADE NO NORDESTE E NO SUL DO BRASIL Reportar como inadecuado




A PLURIATIVIDADE NO NORDESTE E NO SUL DO BRASIL - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Apoiado nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios o artigo procuracontribuir com o debate sobre a pluriatividade mostrando que, no Brasil, o número defamílias rurais pluriativas tende a crescer em regiões pobres (caso do Nordeste), aocontrário do que ocorre em regiões que passaram por processos de modernizaçãotecnológica na agricultura e de industrialização difusa configurando uma rede urbana maisdinâmica (caso da região Sul). Por esta razão, ao contrário do que se poderia pensar, ocrescimento da pluriatividade em áreas rurais de uma determinada região acha-seassociado muito mais à presença de entornos pobres do que à existência de entornos commelhores oportunidades de ocupação não agrícola. No Nordeste a pluriatividade entre asfamílias conta-próprias pobres não consegue reverter a combinação ‘proletarização comempobrecimento’ em ‘proletarização com superação do empobrecimento’. No Sul as famílias de conta-próprias agrícolas e pluriativas estão se proletarizandocompletamente ao se converterem, ano a ano, em famílias assalariadas agrícolas ou nãoagrícolas.

Keywords: Pluriatividade ; famílias rurais ; agricultura familiar ; atividades agrícolas enão agrícolas

Subject(s): Agribusiness

Farm Management

Issue Date: 2006

Publication Type: Conference Paper/ Presentation

PURL Identifier: http://purl.umn.edu/148139

Total Pages: 28

Record appears in: Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) > 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil





Autor: Nascimento, Carlos Alves

Fuente: http://ageconsearch.umn.edu/record/148139?ln=en







Documentos relacionados