Testemunhas ou fontes: relações e desencontros entre jornalistas e historiadores Reportar como inadecuado




Testemunhas ou fontes: relações e desencontros entre jornalistas e historiadores - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Em Questão 2006, 12 2

Autor: Clarice Gontarski Esperança

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=465645955003


Introducción



Em Questão ISSN: 1807-8893 emquestao@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Gontarski Esperança, Clarice Testemunhas ou fontes: relações e desencontros entre jornalistas e historiadores Em Questão, vol.
12, núm.
2, julio-diciembre, 2006, pp.
235-251 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=465645955003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Testemunhas ou fontes: relações e desencontros entre jornalistas e historiadores Clarice Gontarski Esperança O trabalho de jornalistas e de historiadores se alimenta do relato de fontes ou de testemunhas, buscando retratar ou reconstruir o passado distante ou imediato.
O artigo procura discutir a relação que se estabelece com estes protagonistas da experiência, plena de especificidades e capaz de iluminar as práticas de ambos os campos.
O testemunho é fiador da verdade e da fidelidade da representação.
Historiadores vivem um dilema entre a autoridade moral da testemunha sobre o passado e a racionalidade exigida pelo paradigma científico e pelo caráter analítico da História.
Por outro lado, jornalistas tornamse eles próprios os avalistas da fonte, apropriando-se da sua autoridade moral sobre a realidade a partir de mecanismos como o ocultamento do narrador. PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo.
História.
Testemunhas.
Fontes. Em Questão, Porto Alegre, v.
12, n.
2, p.
235-251, jun.- dez.
2006. RESUMO 235 1 Testemunha ou fonte? Que analogias seriam possíveis entre o testemunho – matéria-prima do conhecimento histórico – e os depoimentos coletados na construção das reportagens jornalísticas? Em primeiro lugar, ambos são a primeira origem de textos e discursos sobre...





Documentos relacionados