Apresentação Reportar como inadecuado




Apresentação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Em Questão 2006, 12 2

Autor: Cida Golin

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=465645955001


Introducción



Em Questão ISSN: 1807-8893 emquestao@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Golin, Cida Apresentação Em Questão, vol.
12, núm.
2, julio-diciembre, 2006 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=465645955001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Apresentação A revista Em Questão reservou boa parte deste número para os cruzamentos entre os campos da História e da Comunicação, acreditando na relevância do diálogo possível entre essas duas perspectivas de construção de conhecimento.
O leitor encontrará, logo no início, questões teóricas que pontuam o encontro das duas disciplinas, antecipando um largo panorama sobre o papel da imprensa no Brasil após novembro de 1930, quando Getúlio Vargas ascende ao poder.
A reflexão segue pelas aproximações, especificidades e diferenças entre as áreas a partir de uma discussão sobre o papel da fonte, do relato e do testemunho para a História e para o Jornalismo.
Em ângulo ampliado, vislumbra-se um percurso por diversos recortes temporais dos séculos XX e XXI e suas demandas por tecnologias midiáticas específicas.
Aponta-se, a partir da expansão da telefonia celular como suporte para a Internet e a convergência de mídias, formatos personalizados em que, pelo menos em parte, as audiências usufruem de práticas de produção e publicação.
Encerrando o segmento, um longo recuo analítico sobre os livros de linhagens portugueses dos séculos XIII e XIV, revelando o quanto a redação de um livro era um empreendimento sofisticado na Idade Média, capaz de transformar o manuscrito em um bem cultural de luxo e, sobretudo, em um instrumento de poder. O segmento de...





Documentos relacionados