Bibliometria: evolução histórica e questões atuais Reportar como inadecuado




Bibliometria: evolução histórica e questões atuais - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Em Questão 2006, 12 1

Autor: Carlos Alberto Araújo

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=465645954002


Introducción



Em Questão ISSN: 1807-8893 emquestao@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Araújo, Carlos Alberto Bibliometria: evolução histórica e questões atuais Em Questão, vol.
12, núm.
1, enero-junio, 2006, pp.
11-32 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=465645954002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Bibliometria: evolução histórica e questões atuais Carlos Alberto Araújo RESUMO PALAVRAS-CHAVE: Bibliometria.
Lei de Lotka.
Lei de Bradford.
Lei de Zipf. Análise de citações.
Fator de impacto. Em Questão, Porto Alegre, v.
12, n.
1, p.
11-32, jan.-jun.
2006. Promove-se uma análise do campo de conhecimento intitulado bibliometria. Inicialmente, são vistas as três leis fundadoras do campo, a lei de produtividade de autores de Lotka, a lei de dispersão de periódicos de Bradford e a lei de freqüência de palavras de Zipf, bem como seus desdobramentos e aplicações em tempos recentes.
São também vistos a teoria epidêmica e a análise de citações, em suas aplicações contemporâneas, como por exemplo os estudos de frente de pesquisa e fator de impacto.
Por fim, analisa-se o desenvolvimento deste campo de estudos no Brasil e as tendências atuais, com destaque para as abordagens que buscam ampliar o escopo dos estudos realizados integrando os métodos bibliométricos a distintos corpos teóricos. 11 1 Introdução A bibliometria, técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico “[.] tal como procede a demografia ao recensear a população” (FONSECA, 1986, p.
10), surge no início do século como sintoma da necessidade do estu...





Documentos relacionados