Apresentação Reportar como inadecuado




Apresentação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Em Questão 2006, 12 1

Autor: Cida Golin

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=465645954001


Introducción



Em Questão ISSN: 1807-8893 emquestao@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Golin, Cida Apresentação Em Questão, vol.
12, núm.
1, enero-junio, 2006 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponible en: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=465645954001 Cómo citar el artículo Número completo Más información del artículo Página de la revista en redalyc.org Sistema de Información Científica Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Proyecto académico sin fines de lucro, desarrollado bajo la iniciativa de acceso abierto Apresentação Ao perseguir a qualificação editorial e acadêmica deste periódico, a comissão editorial da revista Em Questão organizou o volume 12 sob dois grandes campos –Comunicação e Informação Científica – abrigando reflexões ora em cruzamento, ora em paralelismo.
A edição abre com um percurso histórico pela Bibliometria e suas variações, oferecendo aos leitores uma extensa revisão bibliográfica sobre as leis que regem a matéria e as tendências da disciplina no Brasil.
Segue-se uma discussão sobre a ética em pesquisa e na publicação científica, tema sempre pertinente para reflexão, sobretudo quando as novas tecnologias oferecem múltiplas possibilidades de circulação da ciência, subvertendo, muitas vezes, padrões tradicionais de temporalidade, autoria e divulgação.
Nesse contexto, encaixa-se o artigo posterior ao explorar o ciclo da produção científica on-line por meio dos repositórios institucionais e temáticos. Interpreta-se, em seguida, a produção da memória e de sentidos sobre o feminino em um arquivo privado de fotografias.
A partir da Análise do discurso, cruzam-se fotos familiares, sugerindo indícios da trajetória feminina entre as décadas de 1940 a 1990 do século passado.
Outra perspectiva, desta vez da história pública e editorial, é resgatada na análise da publicidade de saúde na Revista...





Documentos relacionados