Crítica de um enunciador ausente: a configuração da opinião no jornalismo cultural Reportar como inadecuado




Crítica de um enunciador ausente: a configuração da opinião no jornalismo cultural - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Em Questão 2007, 13 2

Autor: Everton Terres Cardoso

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=465645957009


Introducción



Em Questão ISSN: 1807-8893 emquestao@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Terres Cardoso, Everton Crítica de um enunciador ausente: a configuração da opinião no jornalismo cultural Em Questão, vol.
13, núm.
2, julio-diciembre, 2007, pp.
299-314 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=465645957009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Crítica de um enunciador ausente: a configuração da opinião no jornalismo cultural Everton Terres Cardoso RESUMO O objetivo do presente texto é refletir sobre como o crítico de arte se manifesta em seu texto e que papel ele exerce no campo de produção artística.
Atualmente, é possível observar uma tendência do autor de crítica em assumir uma posição de “nãopessoa”, já que não usa nenhum vestígio explícito de primeira pessoa, o que denotaria que é ele mesmo o enunciador.
Assim, parece revestir a sua opinião de um caráter factual e até mesmo científico, assumindo um lugar algo autoritário de “pequeno deus” característico de um discurso jornalístico fortemente influenciado pelos paradigmas positivista e crítico.
A crítica musical da revista Bravo!, publicação mensal dedicada à cultura de grande circulação no Brasil, foi utilizada como amostra para ilustrar essa forma como o gênero tem se configurado. Em Questão, Porto Alegre, v.
13, n.
2, p.
299-314, jul-dez 2007 . PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo cultural.
Gêneros jornalísticos. Crítica.
Bravo! (Revista). 299 1 Introdução Ao pensar o jornalismo cultural, ou até mesmo ao simplesmente ler publicações especializadas em cultura, um dos gêneros jornalísticos que mais se espera encontrar ...





Documentos relacionados