FORMAÇÃO DE PREÇOS, RENTABILIDADE E CONCENTRAÇÃO NO MERCADO DE SUINICOLA BRASILEIRO Reportar como inadecuado




FORMAÇÃO DE PREÇOS, RENTABILIDADE E CONCENTRAÇÃO NO MERCADO DE SUINICOLA BRASILEIRO - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Neste estudo foram analisados os comportamentos dos preços, rentabilidade do produtor e nível de concentração na suinocultura entre os anos de 1997 a 2007. Para tanto foram coletados dados de preços pagos ao produtor de suínos nos estados do Paraná e São Paulo e dos preços no atacado (meia carcaça) e varejo (carnes, presunto, salsicha, lingüiça e mortadela) no mercado de São Paulo e foram efetuados os testes de co-integração. Adicionalmente foi efetuada revisão na literatura sobre a rentabilidade da suinocultura e grau de concentração dos mercados. O resultado obtido nos permite concluir que o setor de suinos já se encontra suficientemente concentrado para poder exercer poder de mercado frente aos produtores. De fato, ainda que a rentabilidade da atividade possa ser explicada por fatores que afetam a oferta e a demanda, o mercado do produtor não se mostrou integrado ao mercado do varejo. A integração de preços ocorreu somente entre os preços ao produtor no Paraná e o preço pago ao produtor em São Paulo e do preço pago pela meia carcaça no atacado também no estado de São Paulo.

Keywords: suinocultura ; co-integração ; rentabilidade ; poder de mercado

Subject(s): Farm Management

Issue Date: 2008-07

Publication Type: Conference Paper/ Presentation

PURL Identifier: http://purl.umn.edu/109755

Total Pages: 13

Record appears in: Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) > 46th Congress, July 20-23, 2008, Rio Branco, Acre, Brazil





Autor: Santos Filho, Jonas Irineu dos

Fuente: http://ageconsearch.umn.edu/record/109755?ln=en







Documentos relacionados