Políticas de saúde e assistência psiquiátrica no brasil: o ideário dos hospitais-colônia e a construção do adauto botelho no paraná, anos 1950 Reportar como inadecuado




Políticas de saúde e assistência psiquiátrica no brasil: o ideário dos hospitais-colônia e a construção do adauto botelho no paraná, anos 1950 - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Attiliana de Bona Casagrande ;Trashumante. Revista Americana de Historia Social 2015, 5

Autor: Yonissa Marmit Wadi

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=455644905009


Introducción



Trashumante.
Revista Americana de Historia Social ISSN: 2322-9381 trashumante.mx@gmail.com Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Cuajimalpa México Marmit Wadi, Yonissa; de Bona Casagrande, Attiliana Políticas de saúde e assistência psiquiátrica no Brasil: o ideário dos hospitais-colônia e a construção do Adauto Botelho no Paraná, anos 1950 Trashumante.
Revista Americana de Historia Social, núm.
5, enero-junio, 2015, pp.
174199 Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Cuajimalpa Distrito Federal, México Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=455644905009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Políticas de saúde e assistência psiquiátrica no Brasil: o ideário dos hospitais-colônia. Políticas de saúde e assistência psiquiátrica no Brasil: o ideário dos hospitais-colônia e a construção do Adauto Botelho no Paraná, anos 1950 Resumo: O Hospital Colônia Adauto Botelho foi inaugurado no estado do Paraná, no Brasil, em 1954, quando se encontrava em curso uma política de saúde pública em grande parte ancorada nos aparatos estatais construídos a partir dos anos 1930.
A adesão do governo brasileiro às diretrizes propaladas pela Organização Pan-Americana da Saúde favoreceu a configuração da política que instituiu também um novo cenário para a assistência psiquiátrica.
Neste artigo discutem-se as articulações entre as diretrizes internacionais, as políticas nacionais e a assistência regionalizada, configuradas na história da implantação do hospitalcolônia no Paraná. Palavras-chave: assistência psiquiátrica; hospital-colônia; Hospital Colônia Adauto Botelho; história da psiquiatria; Brasil. Health policies and psychiatric assistance in Brazil: The id...





Documentos relacionados