Os valores da atenção e a atenção como valor Reportar como inadecuado




Os valores da atenção e a atenção como valor - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Estudos e Pesquisas em Psicologia 2008, 8 3

Autor: Luciana Vieira Caliman

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844627006


Introducción



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Vieira Caliman, Luciana Os valores da atenção e a atenção como valor Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
8, núm.
3, julio-diciembre, 2008, pp.
632-645 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451844627006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Os valores da atenção e a atenção como valor The values of attention and attention as a value Luciana Vieira Caliman* Pos-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ - Rio de Janeiro, Brasil Resumo Este artigo sugere que, nos últimos 300 anos das sociedades ocidentais, o direcionamento da atenção foi revestido de um valor moral, existencial, médico e científico.
Fazemos uso de trabalhos dos historiadores da atenção Jonathan CRARY, Michael HAGNER e Lorraine DASTON para analisar a história da constituição dos valores da atenção e da atenção como valor.
Resgatamos a riqueza e a diversidade teórica presente nos trabalhos dos autores que, no final do século XVIII e durante o século XIX, se ocuparam do tema da atenção e participaram do processo histórico de constituição do seu valor.
Concluímos que, nos discursos analisados, a atenção foi conceituada de diversas formas, mas seu dispêndio nunca deixou de ser alvo de julgamentos morais e de valorações sociais. Palavras-chave: História da Psicologia; Atenção; Valor. Abstract This article argues that, in the last 300 years of western societies, our direction of attention was influenced by moral; existential...





Documentos relacionados