Juventude e família: expectativas, ideais e suas repercussões sociais Reportar como inadecuado




Juventude e família: expectativas, ideais e suas repercussões sociais - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Luciana Gageiro Coutinho ;Estudos e Pesquisas em Psicologia 2008, 8 3

Autor: Hebe Signorini Gonçalves

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844627004


Introducción



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Signorini Gonçalves, Hebe; Gageiro Coutinho, Luciana Juventude e família: expectativas, ideais e suas repercussões sociais Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
8, núm.
3, julio-diciembre, 2008, pp.
597-611 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451844627004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Juventude e família: expectativas, ideais e suas repercussões sociais Youth and family: expectations, ideals and social repercussions Hebe Signorini Gonçalves* Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC), Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ Rio de Janeiro, Brasil Luciana Gageiro Coutinho** Pesquisadora-Associada (FAPERJ) do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC), Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ - Rio de Janeiro, Brasil. Psicanalista, membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Resumo O artigo analisa dados parciais de pesquisa realizada na periferia do Rio de Janeiro; enfoca as falas de 39 jovens acerca das questões que os afetam e persegue os sentidos atribuídos à família, tanto no que diz respeito à família de convivência quanto no que se refere à família como ideal.
Na análise, o texto valese de estudos acerca da juventude na sociedade contemporânea, em particular da juventude brasileira, e toma por referência a noção de ideal tal como tratada na teoria psicanalítica.
Conclui-se que a idealização da família pelo...





Documentos relacionados