A educação como dispositivo de proteção às crianças e adolescentes segundo práticas do unicef: problematizações foucaultianas Reportar como inadecuado




A educação como dispositivo de proteção às crianças e adolescentes segundo práticas do unicef: problematizações foucaultianas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Estudos e Pesquisas em Psicologia 2008, 8 3

Autor: Flávia Cristina Silveira Lemos

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844627002


Introducción



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Silveira Lemos, Flávia Cristina A educação como dispositivo de proteção às crianças e adolescentes segundo práticas do UNICEF: problematizações foucaultianas Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
8, núm.
3, julio-diciembre, 2008, pp.
559-577 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451844627002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS A educação como dispositivo de proteção às crianças e adolescentes segundo práticas do UNICEF: problematizações foucaultianas1 The education as device of protection to children and adolescents according to practices of the UNICEF: argumentation by Foucault Flávia Cristina Silveira Lemos* Professora Doutora Adjunta de Psicologia Social da Universidade Federal do Pará-UFPA Belém, PA, Brasil Resumo Este artigo é parte das análises problematizadoras que realizamos no doutorado em História e Sociedade sobre as políticas dirigidas às crianças e adolescentes, no Brasil, durante a redemocratização, utilizando o método genealógico de Michel Foucault.
Levantamos várias categorias de análise, porém, apresentaremos neste texto apenas as que são referentes ao dispositivo educação, de acordo com as práticas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) dirigidas às políticas de proteção às crianças e adolescentes, no Brasil.
O UNIEF é uma agência de cooperação internacional ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), atuando em parceria com outras agências da ONU, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e...





Documentos relacionados