A leitura no ensino médio e o uso das estratégias metacognitivas Reportar como inadecuado




A leitura no ensino médio e o uso das estratégias metacognitivas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly ;Estudos e Pesquisas em Psicologia 2008, 8 2

Autor: Janete Aparecida da Silva Marini

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844626024


Introducción



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil da Silva Marini, Janete Aparecida; Rodrigues Azevedo Joly, Maria Cristina A leitura no Ensino Médio e o uso das estratégias metacognitivas Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
8, núm.
2, agosto, 2008, pp.
505-522 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451844626024 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO A leitura no Ensino Médio e o uso das estratégias metacognitivas The reading in the high school and the metacognitive strategies use Janete Aparecida da Silva Marini * Pedagoga Diretora de escola de Ensino Fundamental, Rede Municipal de Jundiaí Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly ** Psicóloga Docente na graduação e pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Universidade São Francisco - São Paulo, Brasil Resumo O presente estudo teve por objetivo identificar a freqüência de uso das estratégias metacognitivas de leitura por estudantes do Ensino Médio, verificando a influência das variáveis idade, gênero, série, turno e rede de ensino freqüentada. Participaram 641 estudantes de escolas públicas e particulares, com idade entre 14 e 17 anos.
O instrumento utilizado foi a Escala de Estratégias Metacognitivas de Leitura.
A análise dos resultados revelou que as estratégias metacognitivas de leitura do tipo solução de problemas são as mais utilizadas (M=15,38; DP=4,78) entre os participantes.
Os estudantes revelaram usar com mais freqüência as estratégias metacognitivas no durante a leitura (M=26,81; DP=7,91).
Verificou-se que as estudantes do sexo feminino fazem mais uso dessas (M=...





Documentos relacionados