Representações sociais de professores sobre a qualidade de vida dos seus alunos Reportar como inadecuado




Representações sociais de professores sobre a qualidade de vida dos seus alunos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Denis Giovani Monteiro Naiff ; Alcina Maria Testa Braz ;Estudos e Pesquisas em Psicologia 2013, 13 2

Autor: Luciene Alves Miguez Naiff

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844511010


Introducción



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Alves Miguez Naiff, Luciene; Monteiro Naiff, Denis Giovani; Testa Braz, Alcina Maria Representações sociais de professores sobre a qualidade de vida dos seus alunos Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
13, núm.
2, 2013, pp.
563-585 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451844511010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Representações sociais de professores qualidade de vida dos seus alunos sobre a Social representations on quality of life in the school scenario Luciene Alves Miguez Naiff* Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil Denis Giovani Monteiro Naiff** Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil Alcina Maria Testa Braz*** Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil RESUMO O objetivo do presente estudo foi identificar as representações sociais de 110 professores de escolas municipais, localizadas em comunidades que vivenciam vulnerabilidade econômica acerca da qualidade de vida de seus alunos.
As representações sociais que produzimos são filtros que nos auxiliam no entendimento do mundo e orientam nossos comportamentos. Foi utilizada a abordagem estrutural das representações sociais que argumenta a favor da existência de um núcleo central e um sistema periférico que organiza hierarquicamente os elementos representacionais.
Os elementos mais centrais encontrados foram: saúde, educação, família e alimentação que correspondem às principais...





Documentos relacionados