Os psicólogos na assistênci a social: indícios de sua presença pré-suas Reportar como inadecuado




Os psicólogos na assistênci a social: indícios de sua presença pré-suas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Isabel Fernandes de Oliveira ;Estudos e Pesquisas em Psicologia 2016, 16 2

Autor: Nívia Lúcia de Andrade Oliveira

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451851666005


Introducción



Estudos e Pesquisas em Psicologia E-ISSN: 1808-4281 revispsi@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil de Andrade Oliveira, Nívia Lúcia; Fernandes de Oliveira, Isabel Os psicólogos na assistênci a social: indícios de sua presença pré-SUAS Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.
16, núm.
2, mayo-agosto, 2016, pp.
382-400 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=451851666005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PSICOLOGIA SOCIAL Os psicólogos na assistência social: indícios de sua presença pré-SUAS Psychologists in social work: Evidence of their presence before SUAS Los psicólogos en la asistencia social: evidencias de suya presencia en las Pre-SUAS Nívia Lúcia de Andrade Oliveira* Universidade Potiguar – UnP, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil Isabel Fernandes de Oliveira** Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil RESUMO Os psicólogos foram inseridos oficialmente na Assistência Social, através do marco regulatório Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a partir de 2004.
Entretanto, há registros esparsos indicando sua presença no campo assistencial antes desse período, mas tal inserção não foi sistematizada na literatura PSI.
Este trabalho teve como objetivo investigar quais foram os serviços da Assistência Social que contavam com a presença do psicólogo no período de 1972-2003 em Natal-RN.
Justifica-se esta delimitação temporal por Natal só ter psicólogo a partir do ano de 1972, e 2003 ser o ano imediatamente anterior ao do marco regulatório.
É uma pesquisa de caráter documental, na qual foram consultadas 86 monografias que vers...





Documentos relacionados