COMPETITIVIDADE DO CAFÉ VERDE BRASILEIRO NO MERCADO INTERNACIONAL: 1980-2003 Reportar como inadecuado




COMPETITIVIDADE DO CAFÉ VERDE BRASILEIRO NO MERCADO INTERNACIONAL: 1980-2003 - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

O presente estudo analisa a competitividade das exportações brasileiras de caféverde frente a seus principais concorrentes no mercado internacional (Colômbia, Vietnã eIndonésia), no período de 1980 a 2003. Para tanto, utiliza–se dos coeficientes de elasticidadede substituição (ES) que foram estimados pelo Método dos Mínimos Quadrados Ordinários(MQO). Pode-se observar que o Brasil tem conseguido manter sua posição de maior produtore exportador mundial de café verde, porém, isso não tem sido suficiente para impedir oselevados crescimentos das exportações do Vietnã, um de seus principais concorrentes nomercado internacional. A partir das estimativas, observa-se que as exportações brasileiras nãosão competitivas em relação às exportações da Colômbia, Vietnã e Indonésia, caracterizandoo produto brasileiro como diferenciado, relativamente a esses países. No que diz respeito aosajustamentos defasados, os coeficientes se mostram significativos em todos os casosanalisados, confirmando a hipótese de rigidez nas exportações de café verde de um ano eoutro. Finalmente, conclui-se que há diferenciação do café verde por país de origem e, dessaforma, ao invés de substitutos perfeitos, os cafés originários dos diversos países sãocomplementares no mercado internacional.

Keywords: Café verde ; elasticidade de substituição ; Competitividade ; ComercioInternacional ; Brasil

Subject(s): Crop Production/Industries

Food Consumption/Nutrition/Food Safety

International Relations/Trade

Issue Date: 2006

Publication Type: Conference Paper/ Presentation

PURL Identifier: http://purl.umn.edu/146472

Total Pages: 9

Record appears in: Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) > 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil





Autor: Fernandes, Rosangela Aparecida Soares ; Campos, Antonio Carvalho

Fuente: http://ageconsearch.umn.edu/record/146472?ln=en



DESCARGAR PDF




Documentos relacionados