A censura e a repressão aos músicos no brasil e em portugal nas décadas de 1960 e 1970 Reportar como inadecuado




A censura e a repressão aos músicos no brasil e em portugal nas décadas de 1960 e 1970 - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Espaço Plural 2007, VIII 17

Autor: Alexandre Felipe Fiuza

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445944359013


Introducción



Espaço Plural ISSN: 1518-4196 espacoplural@yahoo.com.br Universidade Estadual do Oeste do Paraná Brasil Fiuza, Alexandre Felipe A censura e a repressão aos músicos no Brasil e em Portugal nas décadas de 1960 e 1970 Espaço Plural, vol.
VIII, núm.
17, julio-diciembre, 2007, pp.
95-102 Universidade Estadual do Oeste do Paraná Marechal Cândido Rondon, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=445944359013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto II Ciclo Conferência A censura e a repressão aos músicos no Brasil e em Portugal nas décadas de 1960 e 1970 Alexandre Felipe Fiuza* Este artigo traz a lume alguns excertos de minha tese de doutorado1 acerca da censura e a repressão aos músicos no Brasil e em Portugal durante as décadas de 1960 e 1970, período em que ambos se encontravam em ditadura.
Tal pesquisa foi realizada a partir da consulta e análise do material obtido junto à antiga documentação das polícias políticas, no caso brasileiro, os arquivos do DOPS – Departamento de Ordem Política e Social dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraíba, e, no caso português, do Arquivo da PIDE-DGS – Polícia Internacional de Defesa do Estado- Direcção-Geral de Segurança, sediado na Torre do Tombo, em Lisboa.
No campo da Censura, foram consultados documentos no Arquivo Nacional em Brasília e no Rio de Janeiro, particularmente, do Fundo DCDP - Divisão de Censura de Diversões Públicas.
Em relação à Censura portuguesa, foram consultados os recémliberados arquivos do SNI – Secretariado Nacional de Informação, junto à Torre do Tombo. Além da análise do controle estatal exercido sobre os músicos, também foi realizada a anális...





Documentos relacionados