Situando os interesses: o entorno do parque nacional do iguaçu Reportar como inadecuado




Situando os interesses: o entorno do parque nacional do iguaçu - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Espaço Plural 2007, VIII 17

Autor: Paulo José Koling

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445944359010


Introducción



Espaço Plural ISSN: 1518-4196 espacoplural@yahoo.com.br Universidade Estadual do Oeste do Paraná Brasil Koling, Paulo José Situando os interesses: o entorno do Parque Nacional do Iguaçu Espaço Plural, vol.
VIII, núm.
17, julio-diciembre, 2007, pp.
79-82 Universidade Estadual do Oeste do Paraná Marechal Cândido Rondon, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=445944359010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto II Ciclo Interferência: Situando os interesses: o entorno do Parque Nacional do Iguaçu A pesquisa realizada pelo professor Edson dos Santos Dias, que resultou na tese de doutoramento, intitulada Desenvolvimento Regional e Conservação Ambiental: a “Estrada do Colono” como via de (des)integração do Oeste-Sudoeste paranaense, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP – Campus de Presidente Prudente, em 2006, vem recolocar a problemática do litígio numa perspectiva que supera o dualismo “contra” ou “a favor” ao fechamento ou abertura da Estrada do Colono que corta-cortava o Parque Nacional do Iguaçu (PNI).
Para quem vive próximo a esta realidade, seja na região Sudoeste ou na Oeste, este convite é, por assim dizer, mais chamativo e tendencioso a uma posição favorável à reabertura da estrada.
Entretanto, pelo estudo apresentado na tese e discutido neste II Ciclo de Conferências e Interferências, promovido pelo CEPEDAL, é possível evitar esta cisão dualista, preliminar, e compreender as contradições e os desdobramentos do processo. Partindo das análises apresentadas pelo Prof.
Edson Dias, situaria a discussão em alguns pontos relacionados à produção da memória que o movimento pró-reabertura da Estrada do Colono, coordena...





Documentos relacionados