Germinação e vigor de sementes de alfavaca-cravo ocimum gratissimum l. submetidas ao envelhecimento acelerado Reportar como inadecuado




Germinação e vigor de sementes de alfavaca-cravo ocimum gratissimum l. submetidas ao envelhecimento acelerado - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

João Carlos Athanázio ; Nair Mieko Takaki Bellettini ;Semina: Ciências Agrárias 2006, 27 2

Autor: Cristina Batista de Lima

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445744080002


Introducción



Semina: Ciências Agrárias ISSN: 1676-546X semina.agrarias@uel.br Universidade Estadual de Londrina Brasil Batista de Lima, Cristina; Athanázio, João Carlos; Takaki Bellettini, Nair Mieko Germinação e vigor de sementes de alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) submetidas ao envelhecimento acelerado Semina: Ciências Agrárias, vol.
27, núm.
2, abril-junio, 2006, pp.
159-169 Universidade Estadual de Londrina Londrina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=445744080002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Germinação e vigor de sementes de alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) submetidas ao envelhecimento acelerado Germinação e vigor de sementes de alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) submetidas ao envelhecimento acelerado Germination and vigor of clove basil seeds (Ocimum gratissimum L.) submitted to accelerated aging Cristina Batista de Lima1; João Carlos Athanázio2; Nair Mieko Takaki Bellettini3* Resumo O presente trabalho teve como objetivo verificar o efeito do período de exposição, tipos de solução e tratamento com fungicida sobre a germinação e o vigor de quatro lotes de sementes de alfavaca-cravo, submetidas ao teste de envelhecimento acelerado tradicional e com uso de solução saturada de NaCl, por períodos de 36, 48, 60 e 72 horas na temperatura de 42ºC.
Após estes períodos, as sementes foram avaliadas pelo teste de germinação, utilizando-se a primeira contagem do teste de germinação como indicativo de vigor.
Tanto o vigor quanto a germinação das sementes analisadas, diminuíram conforme se aumentou o tempo de envelhecimento.
Na utilização de solução salina, o teor e a variabilidade de água das sementes foram menores.
O tratamento fungicida aumentou...





Documentos relacionados