Efeito de embalagem biodegradável de amido no armazenamento de queijo processado Reportar como inadecuado




Efeito de embalagem biodegradável de amido no armazenamento de queijo processado - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Suzana Mali ; Maria Victória Eiras Grossmann ;Semina: Ciências Agrárias 2006, 27 1

Autor: Juliana Bonametti Olivato

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445744079008


Introducción



Semina: Ciências Agrárias ISSN: 1676-546X semina.agrarias@uel.br Universidade Estadual de Londrina Brasil Bonametti Olivato, Juliana; Mali, Suzana; Eiras Grossmann, Maria Victória Efeito de embalagem biodegradável de amido no armazenamento de queijo processado Semina: Ciências Agrárias, vol.
27, núm.
1, enero-marzo, 2006, pp.
81-88 Universidade Estadual de Londrina Londrina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=445744079008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Efeito de embalagem biodegradável de amido no armazenamento de queijo processado Efeito de embalagem biodegradável de amido no armazenamento de queijo processado Effect of biodegradable starch packing on storage of processed cheese Juliana Bonametti Olivato1; Suzana Mali2*; Maria Victória Eiras Grossmann3 Resumo Há um interesse crescente no emprego de matérias-primas provenientes de recursos renováveis para a produção de embalagens para alimentos.
Dentre os biopolímeros mais promissores para este fim estão os amidos de diversas fontes botânicas, que são biodegradáveis, têm custo baixo e estão disponíveis em todo o mundo.
Assim sendo, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de embalagens biodegradáveis de amido de inhame no armazenamento (30 dias - 4oc) de queijo processado obtido de fonte comercial, e comparar o seu desempenho com o de embalagens convencionais.
Os resultados obtidos mostraram que a embalagem convencional foi mais eficaz na retenção do peso e atividade de água das amostras do que a embalagem de amido.
Quanto à contagem microbiana, apenas as amostras não embaladas apresentaram contaminação.
A acidez titulável e o ph não diferiram nas amostras embaladas durante todo o tempo de arm...





Documentos relacionados