Avaliação da viabilidade de sementes de café por exsudatos Reportar como inadecuado




Avaliação da viabilidade de sementes de café por exsudatos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Édison Miglioranza ; Tumoru Sera ;Semina: Ciências Agrárias 2006, 27 1

Autor: Gustavo Hiroshi Sera

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445744079003


Introducción



Semina: Ciências Agrárias ISSN: 1676-546X semina.agrarias@uel.br Universidade Estadual de Londrina Brasil Hiroshi Sera, Gustavo; Miglioranza, Édison; Sera, Tumoru Avaliação da viabilidade de sementes de café por exsudatos Semina: Ciências Agrárias, vol.
27, núm.
1, enero-marzo, 2006, pp.
21-26 Universidade Estadual de Londrina Londrina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=445744079003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Avaliação da viabilidade de sementes de café por exsudatos Avaliação da viabilidade de sementes de café por exsudatos Evaluation of the coffee seeds viability by exudates Gustavo Hiroshi Sera1; Édison Miglioranza2 ; Tumoru Sera3 Resumo Existe uma grande necessidade de testes que possibilitem uma avaliação rápida e segura da qualidade das sementes.
O objetivo deste trabalho foi estimar o coeficiente de correlação existente entre a germinação de sementes de café e a liberação de exsudato marrom.
Utilizaram-se placas de Petri e papel-toalha umedecido onde foram colocadas as sementes.
Os materiais foram obtidos de lotes de sementes com vários níveis de envelhecimento.
Foi utilizado o delineamento em blocos ao acaso com 7 repetições e parcelas constituídas de 10 sementes.
Obtiveram-se correlações negativas altas e significativas a 1% entre a germinação e vigor germinativo com a liberação de exsudato marrom.
As análises de variância indicaram diferenças significativas na germinação entre sementes de diferentes graus de envelhecimento em relação aos exsudatos marrons.
A vantagem desta técnica é avaliar o poder germinativo em poucas horas, sem o uso de mão-de-obra especializada e equipamentos caros. Palavras-chave: Sementes de café, g...





Documentos relacionados