Produção de massa seca e nutrição de cultivares de arroz de terras altas sob condição de déficit hídrico e adubação silicatada Reportar como inadecuado




Produção de massa seca e nutrição de cultivares de arroz de terras altas sob condição de déficit hídrico e adubação silicatada - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Carlos Alexandre Costa Crusciol ; Hélio Grassi Filho ;Semina: Ciências Agrárias 2011, 32 3

Autor: Munir Mauad

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445744109013


Introducción



Semina: Ciências Agrárias ISSN: 1676-546X semina.agrarias@uel.br Universidade Estadual de Londrina Brasil Mauad, Munir; Costa Crusciol, Carlos Alexandre; Grassi Filho, Hélio Produção de massa seca e nutrição de cultivares de arroz de terras altas sob condição de déficit hídrico e adubação silicatada Semina: Ciências Agrárias, vol.
32, núm.
3, julio-septiembre, 2011, pp.
939-947 Universidade Estadual de Londrina Londrina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=445744109013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.5433-1679-0359.2011v32n3p939 Produção de massa seca e nutrição de cultivares de arroz de terras altas sob condição de dé cit hídrico e adubação silicatada Dry matter and plant nutrition of upland rice under water de cit and silicon fertilization Munir Mauad1*; Carlos Alexandre Costa Crusciol2; Hélio Grassi Filho3 Resumo Embora não seja considerado elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas, o silício tem proporcionado diversos efeitos bené cos para cultura do arroz, em especial sob condições de estresse biótico e abiótico.
O objetivo deste trabalho foi avaliar os teores de macronutrientes e de silício, em cultivares de arroz de terras altas sob condição de dé cit hídrico e adubação silicatada. O experimento foi desenvolvido em casa de vegetação, em delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 2 x 2, com duas cultivares: Maravilha (grupo moderno), e Caiapó (grupo tradicional), duas doses de silício (0 e 350 kg ha-1) e duas tensão de água no solo (-0,025 MPa e -0,050 MPa).
A cultivar Maravilha produziu maior quantidade de massa seca do que a cultivar Caiapó.
O aumento da tensão de água reduziu a...





Documentos relacionados