Densidades de palha e condições de luminosidade na germinação de sementes de euhphorbia heterophylla Reportar como inadecuado




Densidades de palha e condições de luminosidade na germinação de sementes de euhphorbia heterophylla - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Dagoberto Martins ; Saulo Ítalo de Almeida Costa ; Hermeson dos Santos Vitorino ;Semina: Ciências Agrárias 2012, 33 3

Autor: Renata Pereira Marques

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445744113002


Introducción



Semina: Ciências Agrárias ISSN: 1676-546X semina.agrarias@uel.br Universidade Estadual de Londrina Brasil Pereira Marques, Renata; Martins, Dagoberto; de Almeida Costa, Saulo Ítalo; dos Santos Vitorino, Hermeson Densidades de palha e condições de luminosidade na germinação de sementes de Euhphorbia heterophylla Semina: Ciências Agrárias, vol.
33, núm.
3, mayo-junio, 2012, pp.
867-872 Universidade Estadual de Londrina Londrina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=445744113002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.5433-1679-0359.2012v33n3p867 Densidades de palha e condições de luminosidade na germinação de sementes de Euhphorbia heterophylla Densities straw and luminosity conditions on seed germination on seed germination of Euhphorbia heterophylla Renata Pereira Marques1; Dagoberto Martins2; Saulo Ítalo de Almeida Costa3; Hermeson dos Santos Vitorino3 Resumo Estudou-se a influência da densidade de palha de cana-de-açúcar e condições de luminosidade sobre a germinação de sementes de Euphorbia heterophylla em condições controladas.
O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro repetições de 50 sementes, e os tratamentos foram dispostos no esquema fatorial 6 x 5, sendo seis quantidades de palha de cana-de-açúcar (0, 8, 10, 12, 14 e 16 t ha-1) e cinco 5 tipos de luz (luz constante, escuro constante, alternância luz-escuro, vermelho curto e vermelho distante).
As sementes foram colocadas para germinar em caixas plásticas do tipo gerbox e cobertas por camadas de palha sobrepostas e mantidas em câmaras de germinação.
As avaliações de germinação foram diárias, computando-se as plântulas normais, quando apresentavam protusão radicul...





Documentos relacionados