Os menores estrangeiros isolados ou não acompanhados em frança e portugal: a -batata quente- Reportar como inadecuado




Os menores estrangeiros isolados ou não acompanhados em frança e portugal: a -batata quente- - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 2015, XXIX

Autor: Vítor Rosa

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=426541157008


Introducción



Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto ISSN: 0872-3419 revistasociologia@letras.up.pt Universidade do Porto Portugal Rosa, Vítor Os menores estrangeiros isolados ou não acompanhados em França e Portugal: a “batata quente” Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol.
XXIX, 2015, pp.
171-198 Universidade do Porto Porto, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=426541157008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rosa, Vítor – Os menores estrangeiros isolados ou não acompanhados em França e Portugal: a -batata quente- Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol.
XXIX, 2015, pág.
171-198 Os menores estrangeiros isolados ou não acompanhados em França e Portugal: a “batata quente” Vítor Rosa Universidade Lusófona de Lisboa Resumo Este artigo pretende refletir sobre o fenómeno migratório dos menores isolados, não acompanhados ou “separados” estrangeiros.
Tal como os adultos, eles são afetados pelos conflitos territoriais existentes, pelas catástrofes naturais, pela exploração, pelo tráfico e pela pobreza, pelas perseguições em função da sua etnia, sexo ou religião, etc. O nosso estudo de caso incide sobre a França e Portugal.
A realização de entrevistas a vários interlocutores ajudaram a complementar a informação recolhida no terreno, através da observação direta e participante, integrando a organização France Terre d’Asile, em Paris.
A pesquisa em Portugal seguiu apenas uma base documental. Palavras-chave: menores estrangeiros isolados ou não acompanhados; migração; asilo. Abstract Isolates or unaccompanied foreign minors in France and Portugal: a “hot potat...





Documentos relacionados