Espaços públicos: interações, apropriações e conflitos Reportar como inadecuado




Espaços públicos: interações, apropriações e conflitos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Luís Vicente Baptista ;Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 2015, XXIX

Autor: Luciana Teixeira de Andrade

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=426541157006


Introducción



Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto ISSN: 0872-3419 revistasociologia@letras.up.pt Universidade do Porto Portugal Teixeira de Andrade, Luciana; Baptista, Luís Vicente Espaços públicos: interações, apropriações e conflitos Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol.
XXIX, 2015, pp.
129-146 Universidade do Porto Porto, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=426541157006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Andrade, Luciana Teixeira de; Baptista, Luís Vicente – Espaços públicos: interações, apropriações e conflitos Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol.
XXIX, 2015, pág.
129-146 Espaços públicos: interações, apropriações e conflitos Luciana Teixeira de Andrade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Luís Vicente Baptista Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Resumo O artigo parte da discussão contemporânea sobre a crise dos espaços públicos e recorre a uma leitura simmeliana para se concentrar em duas dimensões desse debate. Primeiramente, sobre o sentido da tese que defende a morte dos espaços públicos das grandes cidades.
Em seguida, concentra-se na pertinência da categoria espaços públicos e, recorrendo à diversidade de tipos de espaços e tipos de interação que se lhes associam, procura mostrar por que não podem eles ser reduzidos e representados de forma homogênea.
Daí que, a partir de pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal, se ilustrem as diversas dimensões dos espaços públicos com exemplos de apropriações e de conflitos que os seus usos cotidianos comportam. Palavras-chave: espaço público; inte...





Documentos relacionados