Vai onde puderes ir, porque iahweh chamou a fome sobre a terra 2rs 8,1 Reportar como inadecuado




Vai onde puderes ir, porque iahweh chamou a fome sobre a terra 2rs 8,1 - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

REMHURevista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 2011, 19 36

Autor: Sandro Gallazzi

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042013010


Introducción



REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana ISSN: 1980-8585 remhu@csem.org.br Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasil Gallazzi, Sandro VAI ONDE PUDERES IR, PORQUE IAHWEH CHAMOU A FOME SOBRE A TERRA (2RS 8,1) REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol.
19, núm.
36, enero-junio, 2011, pp.
179-196 Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=407042013010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Sandro Gallazzi VAI ONDE PUDERES IR, PORQUE IAHWEH CHAMOU A FOME SOBRE A TERRA (2RS 8,1) Sandro Gallazzi* Toda a dinâmica da vida do povo de Israel é marcada pela escassez crônica das águas superficiais.
A seca e a fome marcam presença constante na vida do povo, desde os tempos dos patriarcas e das matriarcas. Populações inteiras sofrem as consequências desta realidade: migração, dependência, opressão.
Neste ensaio vamos acompanhar esta realidade, ver como a seca está na origem do estado opressor e, ao mesmo tempo, na origem da resistência profética.
Terminamos trabalhando o significado simbólico da fome e da comida como elementos da nossa caminhada rumo à terra sem males. Palavras chave: Fome; Migração; Partilha; Opressão; Pobres Depois de ler “Caim”, um dos últimos livros de Saramago, é difícil falar de ecologia na Bíblia.
Caim, condenado por Deus a peregrinar sobre a terra, no espaço e no tempo, vai vivenciar momentos de uma violência mítica, insuportável: o dilúvio universal, a destruição de Sodoma e Gomorra, a decepção da nunca terminada torre de Babel, o incompreensível sacrifício de Isaac.
Por que Deus quis punir Caim, quando ele mesmo não hesitou em matar, queimar, destruir,...





Documentos relacionados