Isso é trabalho de imigrante! aportes sobre migração, gênero e trabalho no primeiro testamento Reportar como inadecuado




Isso é trabalho de imigrante! aportes sobre migração, gênero e trabalho no primeiro testamento - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

REMHURevista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 2012, 20 39

Autor: Lília Dias Marianno

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042016012


Introducción



REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana ISSN: 1980-8585 remhu@csem.org.br Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasil Dias Marianno, Lília ISSO É TRABALHO DE IMIGRANTE! APORTES SOBRE MIGRAÇÃO, GÊNERO E TRABALHO NO PRIMEIRO TESTAMENTO REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol.
20, núm.
39, juliodiciembre, 2012, pp.
229-243 Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=407042016012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Lília Dias Marianno ISSO É TRABALHO DE IMIGRANTE! APORTES SOBRE MIGRAÇÃO, GÊNERO E TRABALHO NO PRIMEIRO TESTAMENTO Lília Dias Marianno* Este artigo apresenta uma abordagem bíblica que dialoga com migração, trabalho e identidade.
Privilegia a abordagem de gênero e a perspectiva africana e caribenha de interpretação do texto bíblico.
A provocação inicial e final é a experiência de migração de brasileiros no exterior e de estrangeiros migrantes no Brasil.
O migrante, em condição servil, de pobreza e marginalização sempre faz o trabalho que os autóctones não querem mais fazer.
A menina-serva de Naamã (2 Rs 5,1-27) e o eunuco-etíope-servo do palácio de Zedequias (Jr 38,1-13), personagens sem nome, foram instrumento de libertação para aqueles que lhes eram próximos por meio do seu trabalho. Palavras-chave: Migração; Trabalho; Identidade; Gênero; Negritude. Introdução Desembarquei em Los Angeles com olhos de suspeita, pois já estava refletindo sobre o assunto deste ensaio.
No dia seguinte seria o “Dia de Colombo”, quando se celebra o descobrimento da América, data que não celebramos no Brasil (como se não fôssemos continente americano!).
Viajei para os ...





Documentos relacionados