Fluxos migratórios em portugal: do boom migratório à desaceleração no contexto de crise. balanços e desafios Reportar como inadecuado




Fluxos migratórios em portugal: do boom migratório à desaceleração no contexto de crise. balanços e desafios - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Alejandra Ortiz ;REMHURevista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 2012, 20 39

Autor: Beatriz Padilla

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042016009


Introducción



REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana ISSN: 1980-8585 remhu@csem.org.br Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasil Padilla, Beatriz; Ortiz, Alejandra FLUXOS MIGRATÓRIOS EM PORTUGAL: DO BOOM MIGRATÓRIO À DESACELERAÇÃO NO CONTEXTO DE CRISE.
BALANÇOS E DESAFIOS REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol.
20, núm.
39, juliodiciembre, 2012, pp.
159-184 Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=407042016009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Beatriz Padilla e Alejandra Ortiz Fluxos migratórios em Portugal: do boom migratório à desaceleração no contexto de crise. BALANÇOS E DESAFIOS Beatriz Padilla* Alejandra Ortiz** A migração tem sido um fenómeno cada vez mais presente na sociedade portuguesa, tanto no que se refere à imigração como à emigração.
O artigo apresenta um panorama resumido desta história recente, descrevendo não só os fluxos e as suas principais características mas também o contexto europeu e nacional com especial ligação às alterações legislativas no qual se desenvolvem os fluxos migratórios. Destaca-se como Portugal tem sofrido um boom migratório sem precedente apesar do mesmo ser influenciado pela actual crise, levando não só ao declínio da imigração, mas revivendo o fenómeno da emigração. Palavras-chaves: Portugal; Boom migratório; Políticas de imigração; Políticas de integração; Modelo da Europa do Sul. Introdução Os movimentos migratórios são uma das características mais proeminentes das sociedades contemporâneas.
A globalização tem contribuído para intensificar estes movimentos devido à compressão do tempo e espaço provocada p...





Documentos relacionados