Regiões metropolitanas do nordeste: origens, destinos e retornos de migrantes Reportar como inadecuado




Regiões metropolitanas do nordeste: origens, destinos e retornos de migrantes - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

REMHURevista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 2012, 20 39

Autor: Wilson Fusco

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042016006


Introducción



REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana ISSN: 1980-8585 remhu@csem.org.br Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasil Fusco, Wilson Regiões Metropolitanas do Nordeste: origens, destinos e retornos de migrantes REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol.
20, núm.
39, juliodiciembre, 2012, pp.
101-116 Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=407042016006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Wilson Fusco Regiões Metropolitanas do Nordeste: origens, destinos e retornos de migrantes Wilson Fusco* O artigo objetiva estudar o desempenho das três maiores Regiões Metropolitanas do Nordeste - Fortaleza, Recife e Salvador - no processo de absorção, retenção e emissão de migrantes no período 1990-2010. São analisados os perfis dos emigrantes e dos imigrantes nas três Regiões Metropolitanas, segundo o sexo e o setor de atividade dos envolvidos nos processos migratórios.
É dada ênfase à observação da migração de retorno para as três RMs, identificando a última etapa dos imigrantes e o destino dos emigrantes, descrevendo o perfil segundo as características mencionadas. Palavras-chave: Migração; Nordeste; Região Metropolitana de Fortaleza; Região Metropolitana de Recife; Região Metropolitana de Salvador. Introdução A análise dos fluxos migratórios registrados nos períodos intercensitários entre 1990 e 2010 no Brasil mostra a ocorrência de mudanças nos padrões dos movimentos que estão a requerer explicação dos fatores associados a essas novas realidades.
De modo especial, no decorrer da década de 1990, houve intensificação dos deslocamentos no sentido urbano-urbano e também n...





Documentos relacionados