Crise econômica e retorno dos imigrantes brasileiros em portugal Reportar como inadecuado




Crise econômica e retorno dos imigrantes brasileiros em portugal - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

João Peixoto ;REMHURevista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 2012, 20 38

Autor: Carolina Nunan

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042015014


Introducción



REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana ISSN: 1980-8585 remhu@csem.org.br Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasil Nunan, Carolina; Peixoto, João CRISE ECONÔMICA E RETORNO DOS IMIGRANTES BRASILEIROS EM PORTUGAL REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol.
20, núm.
38, enero-junio, 2012, pp.
233-250 Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=407042015014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Carolina Nunan e João Peixoto CRISE ECONÔMICA E RETORNO DOS IMIGRANTES BRASILEIROS EM PORTUGAL Carolina Nunan* João Peixoto** A crise econômica internacional desencadeada em 2008 produziu enormes efeitos sobre as migrações mundiais.
Alguns estudos têm sido dedicados a esta temática.
O objetivo deste artigo é refletir e discutir sobre a existência de um possível fluxo de retorno dos imigrantes brasileiros em Portugal ao país de origem.
Os resultados desta investigação apontam para uma desaceleração do fluxo de entrada em Portugal, uma propensão significativa ao retorno, mas um volume efetivo de retorno inferior ao que seria teoricamente de esperar. Palavras-chave: Migração Internacional; Migração Brasileira; Retorno; Portugal; Crise Econômica Internacional. Introdução A crise econômica internacional desencadeada em 2008 produziu enormes efeitos sobre as migrações mundiais.
Alguns estudos têm sido dedicados a esta temática.
Segundo eles, as alterações verificadas no mapa migratório poderão mesmo anunciar o início de um novo paradigma, com um novo arranjo de regiões atrativas e emissoras e um novo perfil de migrantes internacionais. Esses estudos indicam que aumentou brutalmente o des...





Documentos relacionados