A questão migratória e as estratégias de convivência entre culturas diferentes em portugal Reportar como inadecuado




A questão migratória e as estratégias de convivência entre culturas diferentes em portugal - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sofia Castro-Pereira ;REMHURevista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 2012, 20 38

Autor: Bárbara Bäckström

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042015006


Introducción



REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana ISSN: 1980-8585 remhu@csem.org.br Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasil Bäckström, Bárbara; Castro-Pereira, Sofia A QUESTÃO MIGRATÓRIA E AS ESTRATÉGIAS DE CONVIVÊNCIA ENTRE CULTURAS DIFERENTES EM PORTUGAL REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol.
20, núm.
38, enero-junio, 2012, pp.
83-100 Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=407042015006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Bárbara Bäckström e Sofia Castro-Pereira A QUESTÃO MIGRATÓRIA E AS ESTRATÉGIAS DE CONVIVÊNCIA ENTRE CULTURAS DIFERENTES EM PORTUGAL Bárbara Bäckström* Sofia Castro-Pereira** Este artigo dá conta de uma reflexão teórica sobre a convivência entre culturas diferentes em Portugal.
A partir de uma breve caracterização da imigração em Portugal, num primeiro momento procurou-se definir e distinguir os diferentes modelos teóricos de integração para, num segundo momento, analisar concretamente as políticas públicas relativas à integração dos imigrantes na sociedade portuguesa.
Por último, partindo da constatação de que os estudos dão conta de comparações entre culturas e não tanto da convivência entre elas, procurou-se refletir sobre as razões subjacentes à quase total ausência de investigações cujo enfoque seja a convivência entre culturas. Palavras-chave: Imigração em Portugal; Políticas Públicas de Integração; Interculturalidade; Multiculturalismo. Todos os anos, milhões de pessoas atravessam fronteiras internacionais para irem viver num outro país.1 A deslocação implica, quase sempre, sacrifícios e incertezas, uma vez que a adapta...





Documentos relacionados