Editorial Reportar como inadecuado




Editorial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

REMHURevista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 2012, 20 38

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042015001


Introducción



REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana ISSN: 1980-8585 remhu@csem.org.br Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasil Editorial REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol.
20, núm.
38, enero-junio, 2012, pp.
7-9 Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=407042015001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial Editorial Tzvetan Todorov, no conhecido livro A conquista da América, levanta a questão sobre os desafios inerentes ao encontro com a alteridade.
Analisando os escritos de Cristóvão Colombo, Todorov sustenta que para o navegador genovês os índios, às vezes, “são seres completamente humanos, com os mesmos direitos que ele, e aí consideraos não somente iguais, mas idênticos, e este comportamento desemboca no assimilacionismo”.
No entanto, outras vezes, Colombo parte da diferença cultural dos índios, “que é imediatamente traduzida em termos de superioridade e inferioridade (no caso, obviamente, são os índios os inferiores)”1.
Em outros termos, em Colombo a diferença se degrada em desigualdade, enquanto a igualdade em assimilação. As ponderações de Todorov oferecem um ponto de partida para a reflexão contemporânea sobre a convivência entre membros de culturas diferentes: como garantir, ao mesmo tempo, a igualdade civil e a diversidade cultural? Cabe afirmar, antes de tudo, que a diversidade étnica, cultural e religiosa não é uma novidade do mundo atual.
Há séculos existem Estados com a presença de diferentes grupos étnicos, linguísticos e religiosos. No entanto, nas últimas décadas, as intensas migrações internacionais - entre outros fatores - provocaram, ...





Documentos relacionados