Políticas de apoio aos imigrantes retornados: iniciativas da área consular do ministério das relações exteriores do brasil Reportar como inadecuado




Políticas de apoio aos imigrantes retornados: iniciativas da área consular do ministério das relações exteriores do brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

REMHURevista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 2013, 21 41*

Autor: Luiza Lopes da Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042018016


Introducción



REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana ISSN: 1980-8585 remhu@csem.org.br Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasil Lopes da Silva, Luiza Políticas de apoio aos imigrantes retornados: iniciativas da área consular do Ministério das Relações Exteriores do Brasil REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, vol.
21, núm.
41*, juliodiciembre, 2013, pp.
295-304 Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=407042018016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Luiza Lopes da Silva Re l a t o s e re f l exõ e s POLÍTICAS DE APOIO AOS IMIGRANTES RETORNADOS: INICIATIVAS DA ÁREA CONSULAR DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL Luiza Lopes da Silva* Introdução1 Na elaboração de políticas governamentais em benefício de comunidades emigradas, é importante ter-se em mente o caráter eminentemente fluido e mutável dos fluxos migratórios correspondentes. Circunstâncias diversas nos países de origem e de destino interferem de maneira direta nos fluxos, podendo aumentar ou reduzir seus volumes, alterar as rotas e modificar até mesmo sua composição demográfica.
Essa realidade tem-se aplicado de forma bastante perceptível às correntes migratórias de nacionais brasileiros em direção ao exterior. Nessas condições, era normal prever-se que as grandes levas de imigrantes brasileiros partindo em direção aos EUA e Europa nos anos 1980 e 1990 seriam um fenômeno temporário.
Em meados da década de 2000, modificaram-se de forma sensível as condições econômicas no Brasil e Diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior.
Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria - Geral d...





Documentos relacionados