Concepções de saúde de agentes comunitários de saúde: uma contribuição para reaexões acerca do saber-fazer em saúde no sus Reportar como inadecuado




Concepções de saúde de agentes comunitários de saúde: uma contribuição para reaexões acerca do saber-fazer em saúde no sus - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Cármen Lúcia Cardoso ;Saúde em Debate 2010, 34 86

Autor: Viviane Milan Pupin

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406341769011


Introducción



Saúde em Debate ISSN: 0103-1104 revista@saudeemdebate.org.br Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Brasil Milan Pupin, Viviane; Cardoso, Cármen Lúcia Concepções de saúde de Agentes Comunitários de Saúde: uma contribuição para reAexões acerca do saber-fazer em saúde no SUS Saúde em Debate, vol.
34, núm.
86, julio-septiembre, 2010, pp.
486-496 Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406341769011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 486 ARTIGO ORIGINAL ORIGINALARllCU· Concepc;:óes de saúde de Agentes Comunitários de Saúde: urna comribuic;:áo para reflexóes acerca do saberlfazer em saúde no SUs* Community Health Agents health conceptions: a contribution JOr reflections about health knowledgelactions o-SUS Viviane Milan Pupin 1 Cárnlen Lúcia Cardoso 2 , Psicóloga; Mestre el1l Ciencias pela RESUMO Este artigo objetivou analisar as concep,:óes de saúde de Agentes Faculdadc de Filosofia, Ciéncias e Letras de Riheirao Preto, Ulliversidade de Sao Comunitários de Saúde (!lCS) que trabalham em Nucleos de Saúde da Família Paulo (USP). da cidade de Ribeiráo Preto (c5P).
As concep,:óes dos ACS apontam uma visáo vivianepupin@pg.ffclrp.usp.br ampliada do conceito de saúde, englobando determinantes como aspectos e Professota Doutota da Faculdade de Filosofia, Ciéncias e Letras de Riheirao emocionais, lazer, trabafho, atividade flsica e saneamento, mas tais conceitos Preto el1.
USP ainda aparecem permeados por uma lógica prescritiva em que o ACS detém um carrncn@ffclrp.usp.br saber que se transforma em poder dizer ao outro o que deve ou náo deve fazer para obter ou manter sua saúde.
Considera-se impo...





Documentos relacionados