Yasui, silvio. rupturas e encontros: desafios da reforma psiquiátrica brasileira. rio de janeiro: fiocruz, 2010. Reportar como inadecuado




Yasui, silvio. rupturas e encontros: desafios da reforma psiquiátrica brasileira. rio de janeiro: fiocruz, 2010. - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Jacileide Guimarães ;Saúde em Debate 2011, 35 89

Autor: Déborah Karollyne Ribeiro Ramos

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406344813019


Introducción



Saúde em Debate ISSN: 0103-1104 revista@saudeemdebate.org.br Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Brasil Ribeiro Ramos, Déborah Karollyne; Guimarães, Jacileide YASUI, Silvio.
Rupturas e encontros: desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira.
Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2010. Saúde em Debate, vol.
35, núm.
89, abril-junio, 2011, pp.
341-342 Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406344813019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Resenha • Critical Review A YASUI, Silvio.
Rupturas e encontros: desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2010. o longo das últimas décadas, a atenção à saúde mental passou por uma série de transformações que perpassam desde a compreensão do sofrimento psíquico até o fortalecimento do aparato político e técnico-assistencial destinado à pessoa com transtorno mental.
Fruto de um processo social complexo de reforma nas bases teórico-conceituais da Psiquiatria, tais transformações produziram impacto e repercussão social, atribuindo à Reforma Psiquiátrica brasileira um caráter de ruptura com a racionalidade científica característica da modernidade e com velhas práticas de uma Psiquiatria clássica. O processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil é discutido por Silvio Yasui no livro Rupturas e encontros: desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira.
Trata-se de um estudo teórico-conceitual a respeito da Reforma Psiquiátrica brasileira que articula uma ampla revisão bibliográfica sobre o assunto à prática profissional do autor, enquanto trabalhador da saúde, gestor da saúde mental, supervisor institucional, docente e, principalmente, enquanto testemunha ...





Documentos relacionados