Editorial Reportar como inadecuado




Editorial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Saúde em Debate 2011, 35 89

Autor: A Diretoria Nacional

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406344813001


Introducción



Saúde em Debate ISSN: 0103-1104 revista@saudeemdebate.org.br Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Brasil A Diretoria Nacional Editorial Saúde em Debate, vol.
35, núm.
89, abril-junio, 2011, pp.
184-185 Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406344813001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EDITORIAL • EDITORIAL Editorial A o comemorar seus 35 anos de fundação, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) reafirma a importância da visão política de longo e amplo alcance a ser devidamente cultivada pelo movimento sanitário, de modo a expressar ideias que articulem o interesse público não somente no campo da saúde, como também em relação às grandes questões da sociedade e da vida democrática. Entende-se que a retomada do movimento sanitário, que ocorreu gradualmente ao longo dos últimos cinco anos, precisa estar orientada para a formulação deste tipo de visão, para a qual ainda faz falta definir estratégias específicas, algo que só pode ser alcançado mediante continuado debate nos anos a frente.
Ademais, em relação aos partidos e governos, vale salientar a necessidade de manter o espírito da autonomia política, que deve estar presente na elaboração dos documentos e proposições identificados com o movimento. A este respeito, parece aconselhável buscar inspiração em exemplos marcantes da história do movimento, atestados por decisões criativas que foram tomadas em face de certos conflitos de natureza institucional.
Dois momentos cruciais podem ser rememorados aqui: o do batismo do movimento, em 1995, e o da agenda da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1996. No início da chamada Nova Repúbl...





Documentos relacionados