Valproato de sódio: efeitos colaterais em crianças Reportar como inadecuado




Valproato de sódio: efeitos colaterais em crianças - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Cynthia Rothschild ; Fernanda Glaucia L. Camlofski ; Edi Cabral ;Revista Paulista de Pediatria 2009, 27 4

Autor: Marlene Pereira Garanito

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406038931017


Introducción



Revista Paulista de Pediatria ISSN: 0103-0582 rpp@spsp.org.br Sociedade de Pediatria de São Paulo Brasil Pereira Garanito, Marlene; Rothschild, Cynthia; Camlofski, Fernanda Glaucia L.; Cabral, Edi Valproato de sódio: efeitos colaterais em crianças Revista Paulista de Pediatria, vol.
27, núm.
4, diciembre, 2009, pp.
456-460 Sociedade de Pediatria de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406038931017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Relato de Caso Valproato de sódio: efeitos colaterais em crianças Valproate therapy: side effects in children Marlene Pereira Garanito1, Cynthia Rothschild2, Fernanda Glaucia L.
Camlofski3, Edi Cabral4 RESUMO ABSTRACT Objetivo: O valproato de sódio é um fármaco anticonvulsivante usado com frequência no manejo dos quadros epilépticos refratários na infância e habitualmente apresenta boas taxas de resposta e toxicidade aceitável.
O objetivo deste artigo é destacar os efeitos colaterais secundários ao uso prolongado de valproato de sódio em uma criança e alertar para a importância do acompanhamento dos pacientes em uso crônico de anticonvulsivantes. Descrição do caso: Criança do sexo masculino, com quatro anos e oito meses, portadora de síndrome de West, em uso de valproato de sódio desde os seis meses de idade, admitida no hospital com anemia, macrocitose, plaquetopenia, deficiência de vitamina B12, hipoalbuminemia e hiponatremia.
Durante a internação e o acompanhamento ambulatorial, relacionou-se o quadro clínico ao uso do valproato de sódio. Comentários: A toxicidade hematológica do valproato de sódio é bem conhecida e comum, podendo variar em relação à época de instalação e gravidade.
Os achados m...





Documentos relacionados