Avaliação neurológica pelo método dubowitz em recém-nascidos prematuros com idade corrigida de termo comparada a de nascidos a termo Reportar como inadecuado




Avaliação neurológica pelo método dubowitz em recém-nascidos prematuros com idade corrigida de termo comparada a de nascidos a termo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Fabíola Isabel S. de Souza ; Roseli Oselka S. Sarni ;Revista Paulista de Pediatria 2009, 27 4

Autor: Marina Ortega Golin

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406038931009


Introducción



Revista Paulista de Pediatria ISSN: 0103-0582 rpp@spsp.org.br Sociedade de Pediatria de São Paulo Brasil Ortega Golin, Marina; de Souza, Fabíola Isabel S.; Sarni, Roseli Oselka S. Avaliação neurológica pelo método Dubowitz em recém-nascidos prematuros com idade corrigida de termo comparada a de nascidos a termo Revista Paulista de Pediatria, vol.
27, núm.
4, diciembre, 2009, pp.
402-409 Sociedade de Pediatria de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406038931009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original Avaliação neurológica pelo método Dubowitz em recém-nascidos prematuros com idade corrigida de termo comparada a de nascidos a termo Neonatal neurological assessment by the Dubowitz method in preterm infants at term corrected age compared with term infants Marina Ortega Golin1, Fabíola Isabel S.
de Souza2, Roseli Oselka S.
Sarni3 RESUMO Objetivo: Comparar a avaliação neurológica de recém-nascidos pré-termo em idade de termo com a de recém-nascidos a termo e verificar a presença de associação entre alterações na avaliação neurológica e características e intercorrências clínicas nos prematuros. Método: Estudo transversal de 60 nascidos a termo e 30 prematuros do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (SP), avaliados pelo método Dubowitz.
Os pontos de corte da pontuação total foram 30,5 e 26 para comparar recém-nascidos pré-termo e a termo, respectivamente.
Os prematuros foram avaliados com idade correspondente ao termo, na 37a semana, e os do grupo controle, 48 horas após o nascimento.
Todos os neonatos foram avaliados pela mesma examinadora, entre as mamadas, nos estágios 4 e 5 de sono e vigília.
Para análise e...





Documentos relacionados