Prevalência de anemia ferropriva no brasil: uma revisão sistemática Reportar como inadecuado




Prevalência de anemia ferropriva no brasil: uma revisão sistemática - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Júlia Laura D. Bernardi ; Antônio de Azevedo Barros Filho ;Revista Paulista de Pediatria 2009, 27 1

Autor: Regina Esteves Jordão

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406038928014


Introducción



Revista Paulista de Pediatria ISSN: 0103-0582 rpp@spsp.org.br Sociedade de Pediatria de São Paulo Brasil Esteves Jordão, Regina; Bernardi, Júlia Laura D.; de Azevedo Barros Filho, Antônio Prevalência de anemia ferropriva no Brasil: uma revisão sistemática Revista Paulista de Pediatria, vol.
27, núm.
1, marzo, 2009, pp.
90-98 Sociedade de Pediatria de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406038928014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo de Revisão Prevalência de anemia ferropriva no Brasil: uma revisão sistemática Prevalence of iron-deficiency anemia in Brazil: a systematic review Regina Esteves Jordão1, Júlia Laura D.
Bernardi2, Antônio de Azevedo Barros Filho3 RESUMO ABSTRACT Objetivo: Revisar os estudos de prevalência de anemia no Brasil publicados entre janeiro de 1996 e janeiro de 2007. Fontes de dados: Por meio de revisão sistemática nas bases de dados eletrônicas Medline e Lilacs, foram selecionados títulos científicos publicados no intervalo de onze anos referentes à prevalência de anemia no Brasil em crianças menores de cinco anos de idade.
Foram excluídos artigos de revisão, relatos de caso e trabalhos que relacionaram anemia a outras doenças e ao período gestacional.
Para a análise comparativa das variáveis categóricas de interesse nos artigos encontrados, realizou-se o teste do qui-quadrado e o teste exato de Fisher, levando-se em conta o nível de significância estatística de 5% (p 0,05). Síntese dos dados: Os dados medianos encontrados para a prevalência de anemia foram de 53%, confirmando valores estimados pela Organização Mundial da Saúde e considerados elevados.
Nos 53 artigos analisados, a variável que se...





Documentos relacionados