Fatores de risco para perda ponderal de crianças frequentadoras de berçários em creches do município de são paulo Reportar como inadecuado




Fatores de risco para perda ponderal de crianças frequentadoras de berçários em creches do município de são paulo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Tulio Konstantyner ; José Augusto A. C. Taddei ;Revista Paulista de Pediatria 2009, 27 1

Autor: Maysa Helena A. Toloni

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406038928009


Introducción



Revista Paulista de Pediatria ISSN: 0103-0582 rpp@spsp.org.br Sociedade de Pediatria de São Paulo Brasil Toloni, Maysa Helena A.; Konstantyner, Tulio; Taddei, José Augusto A.
C. Fatores de risco para perda ponderal de crianças frequentadoras de berçários em creches do município de São Paulo Revista Paulista de Pediatria, vol.
27, núm.
1, marzo, 2009, pp.
53-59 Sociedade de Pediatria de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=406038928009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original Fatores de risco para perda ponderal de crianças frequentadoras de berçários em creches do município de São Paulo Risk factors for ponderal loss of children attending the nurseries of day care centers in São Paulo, Brazil Maysa Helena A.
Toloni1, Tulio Konstantyner2, José Augusto A.
C.
Taddei3 RESUMO Objetivo: Identificar e quantificar os fatores de risco relacionados ao agravamento da condição nutricional entre o nascimento e a realização deste estudo. Métodos: Estudo transversal com 270 crianças frequentadoras dos berçários de oito creches públicas e filantrópicas do município de São Paulo.
Considerou-se com perda ponderal as crianças que apresentaram diferença negativa do escore Z para a relação peso para idade entre o nascimento e a ocasião da realização desse inquérito.
No estudo das associações, utilizou-se o teste do qui-quadrado e consideraram-se as variáveis com nível de significância p 0,05.
Foi ajustado modelo multivariado de regressão logística com estimativas de razões de chance (Odds Ratio, OR) para o controle de covariáveis ou variáveis de confundimento. Resultados: A análise antropométrica revelou prevalência de desnutriç...





Documentos relacionados