Editorial Reportar como inadecuado




Editorial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Paulo Teixeira Iumatti ; Walter Garcia ;Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2015, 61

Autor: Jaime Tadeu Oliva

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405641536001


Introducción



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Tadeu Oliva, Jaime; Teixeira Iumatti, Paulo; Garcia, Walter Editorial Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
61, agosto, 2015, pp.
15-17 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405641536001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O número 61 da Revista do Instituto de Estudos Brasileiros cumpre a nova periodicidade quadrimestral da publicação.
Ao mesmo tempo que isso permite um aumento do escoamento da produção científica na área de humanidades, o desafio da manutenção da qualidade se torna maior; afinal, estamos imersos numa cultura acadêmica que tende temerariamente a valorizar mais o plano quantitativo de sua produção.
De nossa parte, estamos atentos para que a qualidade não venha a sucumbir, mas, ao contrário, para que se mantenha como a referência fundamental. Neste número, a Revista do Instituto de Estudos Brasileiros volta a oferecer aos leitores um leque de artigos cujos autores possuem diversas formações e primam por transitar entre várias disciplinas.
No primeiro artigo, Jacques Lévy (École Polytechnique Fédérale de Lausanne) pergunta-se sobre a pertinência do surgimento e do fortalecimento de uma geografia que se autodenomina cultural.
A partir de sua argumentação teórica refinada e de seu forte interesse por todas as áreas, o autor examina a chamada virada cultural no âmbito das ciências humanas e alerta para os riscos de fazer equivaler (em termos hierárquicos) a noção de cultura à noção de sociedade.
Na sequência, dois artigos que tratam das relações que se estabelecem entre a produção...





Documentos relacionados