A construção de uma biblioteca na trajetória de manuel correia de andrade Reportar como inadecuado




A construção de uma biblioteca na trajetória de manuel correia de andrade - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Paulo Teixeira Iumatti ;Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2015, 60

Autor: Marta Amoroso

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405641282012


Introducción



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Amoroso, Marta; Teixeira Iumatti, Paulo A construção de uma Biblioteca na trajetória de Manuel Correia de Andrade Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
60, abril, 2015, pp.
199-210 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405641282012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A construção de uma Biblioteca na trajetória de Manuel Correia de Andrade 1 [  Book collecting in Manuel Correia de Andrade’s intellectual trajectory Marta Amoroso2 Paulo Teixeira Iumatti3 resumo  Em 2014, o Instituto de Estudos Brasileiros da USP recebeu em doação a biblioteca do intelectual Manuel Correia de Andrade (1922-2007).
Trata-se de um acervo bibliográfico e arquivístico composto de mais de 45 mil itens, coletados ao longo de uma vida de intensos estudos dedicados, particularmente, ao conhecimento da região Nordeste.
Neste artigo, procuramos esboçar como a construção dessa biblioteca se insere na trajetória do intelectual, identifi- cando suas temáticas e nichos principais, a partir de pesquisas bibliográficas e de visita técnica realizada em abril de 2008.
Procuramos, com isso, destacar algumas das possibilidades de exploração dessa biblioteca, bem como sua contribuição interdisciplinar para os estudos brasileiros.  •  palavraschave  Intelectuais brasileiros, Manuel Correia de Andrade, Nordeste, documentação bibliográfica e arquivística, Brasiliana, estudos interdisciplinares. doi: http:--dx.doi.org-10.11606-issn.2316-901X.v0i60p199-210 1  Texto elaborado a partir de pesquisas bibliográficas e visita técnica real...





Documentos relacionados