Editorial Reportar como inadecuado




Editorial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Paulo Iumatti ; Walter Garcia ;Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2015, 60

Autor: Jaime Oliva

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405641282001


Introducción



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Oliva, Jaime; Iumatti, Paulo; Garcia, Walter Editorial Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
60, abril, 2015, pp.
15-17 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405641282001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Há dois números, afirmamos a necessidade de os pesquisadores ref letirem sobre os possíveis danos causados pela crescente fragmentação e descaracterização das revistas acadêmicas, algo facilitado pelos novos suportes digitais e pelos consequentes mecanismos de busca.
De fato, parece-nos urgente a crítica de tal estado.
Um dos sinais que indicam essa urgência é a progressiva substituição da avaliação qualitativa da pesquisa científica, da qual o artigo vem a ser um dos resultados, pela  é difícil de perceber que esse tipo de avaliação tende a aplicar à esfera do con hecimento, de forma indiscriminada, uma relação elementar da esfera econômica e os procedimentos que lhe são associados.
Com isso, dentre outros efeitos, corre-se o sério risco de ignorar as especificidades dos processos de maturação, assimilação e repercussão do trabalho científico nas Humanidades.
Já é tempo de os periódicos discutirem de forma mais aprofundada o valor dessas ações, posicionando-se sobre as relações que devem pautar, em última análise, o sistema universitário brasileiro. De nossa pa r te, con for me os te x tos deste nú me...





Documentos relacionados